- P O R T A L   D O   T U R I S M O -


Atrativos

Igrejinha - Parobé - RiozinhoRolante - Taquara - Três Coroas

IGREJINHA

CASA DE PEDRA

Casa de Pedra Igrejinha
Telhado de duas águas com telhas francesas beirais, construção em pedra grés.rebocadas.Marcos das aberturas são de madeira, janelas tipo tampão, não possuem bandeira.Não tem porão nem sotão como nas originisl. Janela lateral central foi retirada, substituída por uma porta que dá acesso à edificação de madeira construída posteriormente.Retiradas divisões internas, transformando em amplo salão, utilizado como salão de baile. Pertenceu à José Tristão Monteiro. A grande casa de alvenaria foi a primeira e única na região. Construída por Tristão José Monteiro, foi um marco na colônia de Santa Maria do Mundo Novo, como era conhecida a região, servindo de moradia para seu construtor e armazém de abastecimento dos primeiros colonos.

Maiores informações: Rua Tristão Monteiro, 2800 4 km centro cidade

 

MORRO ALTO DA PEDRA

Trekking no Parque das Laranjeiras



Estrada geral de Serra Grande, cerca de 7,5 km do centro da cidade, por estrada de chão até a base do morro. Estrada de subida com dois trechos concretados de aproximadamente 150 m cada um. Qualquer veículo sobe sem problemas.

 

 

Rampa de Salto de Vôo Livre

Parapente Rampa de Salta de Vôo Livre, Igrejinha


Foi colonizada no início do século XIX. O arroio que percorre suas terras é chamado Arroio Cadeia. No topo de um dos seus morros está localizada uma rampa para vôo livre, com 773 metros.

 

 





 

Toca dos Bugres
Caverna natural localizada no centro do morro, ao lado de uma cachoeira. Área de difícil acesso, indicada apenas para turismo de aventura, com acompanhamento. Floresta Estacional Semi-decidual pertencente à reserva da biosfera da Mata Atlântica. Local que teria sido ocupado por bugres e onde já foram encontrados diversas ossadas.

 

OKTOBERFEST

Desfile da Oktoberfest Igrejinha
A Oktoberfest de Igrejinha é considerada, hoje, o maior evento popular do gênero no Estado, com repercussão nacional e internacional, tendo conquistado o seu espaço cultural. À medida que a festa cresceu, ultrapassando os 140 mil visitantes, verificou-se a necessidade de revestir a OKTOBERFEST com um caráter jurídico. Assim, desde de agosto de 1994, a festa e administrada pela Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha - AMIFEST, cuja diretoria é composta por pessoas da comunidade, que trabalham gratuitamente na organização da Festa. A Okotoberfest se realiza desde 1988.

Maiores informações: Parque de Eventos Almiro Grings.

 

RIOZINHO

Cascatas:

CASCATA DO CHUVISQUEIRO

Cascata do Chuvisqueiro - Riozinho
Apresenta uma queda d'água de 70 metros, com área propícia para banhos, porém com um certo grau de periculosidade. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede, com acesso pela RS 239, estrada Riozinho / Rolante. Recebe visitação diariamente, possuindo bar, mini-mercado, local para camping, churrasqueiras, energia elétrica e chuveiros, trilhas e prática de canyoning e rappel.

Maiores informações: (51) 3548-1221 / 3548-1090, com a Prefeitura Municipal.

 

 

 

 

CASCATA DA LINHA SETE DE SETEMBRO

O local abriga duas quedas d'água, uma com 25 e a outra com 04 metros de altura, que juntas formam um lago de águas transparentes propícias para banhos e hidromassagens, além de locais para a realização de trilhas, caminhadas e canyoning. Não possui infra-estrutura. Localiza-se na Linha Sete de Setembro, a 18km da sede do município, com acesso pela estrada Riozinho / Baixa Grande / Linha 07.

Maiores informações: (51) 3548-1090.

 

CASCATA DO CHUVISQUEIRINHO

Cascata do Chuvisqueirinho - Riozinho

Trilha no interior da mata, paralela ao arroio Chuvisqueirinho, com diversas espécies representativas deste ambiente, como tucuns, samambaias e cedros. Há também uma seqüência de três quedas, que formam lagos apropriados para banho, onde também podem ser praticados rappel, mergulho e outras modalidades de esportes radicais. Não possui infra-estrutura, apenas um camping. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede do município, com acesso pela estrada para a Linha Cinco de Novembro.

Maiores informações: (51)3548-1090.

 

 

 

CASCATA DA LINHA CINCO DE NOVEMBRO

Trilha com aclives e declives, atravessando o interior da mata nativa. A cascata tem aproximadamente 38 metros de queda livre. Há uma pequena piscina natural própria para banhos. Não posssui infra-estrutura. Localiza-se na estrada para Linha 05 de Novembro, a 05km da sede do município.

Maiores informações: (51) 3548-1090.

 

CASCATA DO PAREDÃO

Distando 10km da sede do município, esta cascata possui uma queda livre de 30 metros em meio à mata nativa. O local não é apropriado para banho, sendo um habitat natural das gralhas azuis. Possui ainda um moinho movido à d'água.

Maiores informações: (51) 3548-1090.

 

PARQUE MUNICIPAL DO CONDUTO

Parque do Conduto - Riozinho

Aqueduto com 1,8km de extensão datado de 1945, integra o patrimônio histórico e arquitetônico do município. Conta com pequenas cachoeiras e piscinas naturais propícias para banho e área selvagem para camping, além de bar e restaurante. Podem ser realizadas trilhas e rappel. Localiza-se na estrada para o Conduto, a 1,5km da sede do município.

Maiores informações: (51) 3548-1090.

 

BALNEÁRIO POLLA

Distando 01km da sede do município, o balneário fica à beira do rio, sendo apropriado para banhos e piqueniques. Possui um bar recebendo visitação aos finais de semana.

Maiores informações: (51) 3548-1090.

 

SERRA DA BOA VISTA

Serra Boa Vista - Riozinho

A serra conta com belas paisagens do vale de Maquiné, das encostas da Serra Geral, do contato com a mata de araucárias com a Mata Atlântica e das cascatas da Boa Vista. Apresenta flora e fauna preservadas e, no inverno, há probabilidade de neve. Localiza-se a 30km da sede do município, na estrada que liga Riozinho à Barra do Ouro (Maquiné).

Maiores informações: (51) 3548-1090.

 

ROLANTE

PASSO DOS TROPEIROS
Localizado no centro da cidade de Rolante. É uma travessia pelo Rio Rolante por onde os tropeiros passavam por volta de 1737, conduzindo gado até o centro do País. Este local deu origem ao nome do CTG Passo dos Tropeiros.

 

CASCATA DAS ANDORINHAS


Cascata das Andorinhas - Rolante

A Cascata das Andorinhas se localiza a 20 Km do Centro. O acesso à Cascata inclui uma trilha ecológica de 1,5 Km em meio à natureza. A Cascata das Andorinhas leva este nome devido a grande quantidade desta ave que habita o local. O ambiente natural é cercado por rochas onde pode ser praticado o Rappel.




 

 

 

 

CASCATA DA COLÔNIA MONGE
Localizada na localidade de Colônia Monge, com acesso por meio de estrada de chão, há possibilidade de camping e trilhas ecológicas.

 

CASCATA DAS TRÊS QUEDAS
Localizada na localidade de Boa Esperança, seu acesso é por meio de trilhas ecológicas.

 

MORRO GRANDE

Morro Grande - Rolante

Localizado a 841 metros de altitude, o Morro Grande é o ponto culminante do Município de Rolante. Conta com uma infra-estrutura de banheiros, churrasqueiras e luz elétrica. No Morro Grande é realizado no mês de março o Campeonato Gaúcho de Vôo Livre.

 

 

 

TÚMULO DO TROPEIRO
Localizado na localidade de Ilha Nova, localidade que antigamente era passagem de tropas de gado conduzidas por tropeiros que saiam do Sul em direção ao centro do País. O túmulo do tropeiro é um local onde está sepultado um destes viajantes.

 


GRUTA DE SÃO CRISTÓVÃO
Localizada no Caminho das Pipas, localidade de Boa Esperança, a gruta há uma imagem de São Cristóvão incrustado no rochedo. Local utilizado para a prática de rappel. A beleza do local pode ser vista através da estrada que leva à Boa Esperança, que por si só já oferece paisagens imperdíveis.

 

GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LURDES
Seu acesso é pela estrada da Boa Esperança, na entrada da Linha Feliz, 4 km da estrada. Na gruta há uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora, onde todo ano, no dia 11 de fevereiro, é comemorado o dia de sua primeira aparição com missa na gruta.

 


CAMINHO DAS PIPAS

Caminho das Pipas - Rolante
O Caminho das Pipas está localizado no 4° Distrito de Rolante, numa localidade denominada de Boa Esperança. O trajeto é composto por 7 cantinas de produção de vinho colonial produzidos artesanalmente com qualidade e segurança sanitária. A Boa Esperança localiza-se a 17Km do Centro e conta com uma população predominantemente italiana estimada em torno de 80 famílias. A característica fundamental da Boa Esperança é a hospitalidade, pois em todas as cantinas o turista é muito bem recebido .

     • Vinhos Dallarosa – 051 99489097
     • Vinhos Benatto – 051 501-6396
     • Vinhos Sbardelotto – 051 99456368
     • Vinhos Montemezzo – 051 501-2207
     • Vinhos Dom Franchesco – 051 501-6186
     • Vinhos Finger – 051 501-6097
     • Vinhos Boa Esperança – 051 99120455
     • Cantina Figueira Branca – 051 96974613

 

TAQUARA

IGREJAS CATÓLICA E EVANGÉLICA DE TAQUARA

Igrejas Católica e Evangélica - Taquara
Construídas uma em frente à outra, com as portas de entrada alinhadas igualmente.
Localizam-se na Rua Júlio de Castilhos, na sede do município.
A comunidade católica recebeu em doação de Tristão José Monteiro o terreno para construir sua igreja. Em razão disso a esposa de Monteiro, Ana Berwanger, obteve igual cortesia para a sua comunidade Evangélica Luterana.

Assim, bem antes da Proclamação da República, as duas religiões inauguravam suas casas de orações. Por esta razão há dezenas de anos a construção neoclássica católica mira placidamente a edificação gótica luterana. É tal a precisão geométrica, que o padre, durante a celebração da missa, pode visualizar, no outro lado da rua, o pastor oficiando o culto evangélico, fato inédito no território brasileiro. Durante as festividades cristãs, os sinos de ambas as religiões sempre se duelaram levando, todavia, um badalar uníssono do verdadeiro espírito ecumênico que sempre norteou a comunidade taquarense. Fonte: Dr. Alberto Martins.

Maiores informações: (51) 3542-1139 (Paróquia Bom Jesus)
(51) 3542-1339 (Confissão Luterana do Brasil).

 

C.T.G. O FOGÃO GAÚCHO

O CTG O Fogăo Gaúcho - Taquara



Fundado em 07 de agosto de 1948 O Fogão Gaúcho foi o 1º C.T.G. fundado no interior do Rio Grande do Sul.

Maiores informações:
Endereço: General Frota 2530 - Centro. F:(51)3542.2446

 

 

TRÊS COROAS

RAFTING

Rafting no Rio Paranhana

O Rafting é operado no rio Paranhana, um dos melhores rios do País para prática do esporte.

Ideal para quem curte esportes radicais com muita emoção e aventura.

Os passeios são realizados pelas operadoras do Parque das Laranjeiras e têm duração de aproximadamente 2h. As mesmas fornecem todo equipamento de segurança, instrutores qualificados e transporte do parque até o ponto de partida da atividade.

O valor da atividade é de R$ 30,00 p/pessoa.

Maiores informações:
  • Raft Adventure (51) 3546 5731
  • Eco Aventuras (51) 3546 4466
  • Central Sul Raft (51) 3546 1547
  • Brasil Raft (51) 3546 1066

 

RAPEL

Rapel em Três Coroas


Primeiro, é feito um trekking até o local onde é realizado o Rapel. A atividade em si é praticada em cascatas de 15 e 70 metros e consiste em descer as cachoeiras por cordas.

Muita adrenalina e superação no desafio de cada etapa da descida; num lugar de uma beleza exuberante em meio à Mata Atlântica.

Maiores informações: Exxtreme.4 (51) 3546 3335 / 99789816

 

TREKKING

Trekking no Parque das Laranjeiras

Tendo uma localização privilegiada, cercada por matas, rios e morros, o Parque da Laranjeira reúne ótimas condições para a prática do Trekking. As caminhadas podem ser feitas na margem do rio, riachos e cachoeiras; as trilhas são desde as moderadas até as mais intensas.

Maiores informações: Exxtreme.4 (51) 3546 3335 / 99789816

 

CENTRO BUDISTA KHADRO LING

Templo Budista - Três Coroas

Localizado em um dos pontos mais altos de Três Coroas no bairro Águas Brancas, com sua beleza e paz que nos passa quando visitamos, o Templo Budista é um dos maiores Templos Tibetanos da América Latina.

Maiores informações:
chagdud.org
info@chagdud.org
fone: (51) 3546-8200
Estr. Linha Águas Brancas, 1211

 

 

 

 

 

Colabore: Ajude o portal a ficar ainda mais interessante enviando conteúdo para: webmaster@tca.com.br

Mantido por CICS-VP Fone: (51) 3542-6444