Home
- P O R T A L   D A   A G E N D A   P A R A N H A N A   2 0 2 0 -

 

  Conhecendo a Agenda
  Vídeo Institucional
  Artigos
  Projetos
  Depoimentos
  Participe




Depoimentos

Lideranças comentam os cinco anos da Agenda Paranhana 2020
07/11/2011
"Toda iniciativa que visa melhorar as práticas do setor público ou privado são bem vindas. Destaco como positiva a atuação da Agenda 2020. O único ponto que precisaria ser melhorado é a questão da aproximação entre a prática diária e o que se preconiza, um ajuste entre a teoria e a prática.

"Toda iniciativa que visa melhorar as práticas do setor público ou privado são bem vindas. Destaco como positiva a atuação da Agenda 2020. O único ponto que precisaria ser melhorado é a questão da aproximação entre a prática diária e o que se preconiza, um ajuste entre a teoria e a prática. Às vezes, não se acham parceiros para viabilizar os projetos. E a gente acaba ficando politicamente fragilizado. Precisa haver uma compreensão maior sobre o poder público, do que pode ou não ser feito ele." Délcio Hugentobler - Prefeito de Taquara e Presidente da AMPARA

"A Agenda Paranhana 2020 é um instrumento que veio num momento muito propício, um instrumento de planejamento, com metas definidas e, principalmente, conseguiu mobilizar toda a região do Paranhana.
Em um momento em que estamos vivendo, de muita competitividade no mercado, a Agenda 2020 veio num momento muito adequado." Jackson Schmidt - Prefeito de Igrejinha

"A Agenda Paranhana 2020 é uma iniciativa brilhante, criada pela CICS, de suma importância porque visa buscar alternativas de integração e que atendam as demandas do Paranhana. É um projeto planejado, organizado e que evoluiu muito desde a sua criação. Hoje temos muitas melhorias em algumas áreas, como a saúde, por exemplo, graças aos trabalhos da Agenda.
A atual administração de Três Coroas tem trabalhado para evoluir, dando sequência aos projetos da Agenda - para que em 2020 possamos ter uma cidade modelo.
A Agenda 2020 é muito importante, principalmente na área pública porque trabalha de forma organizada e planejada pensando no amanhã, nas gerações futuras." Rogério Grade- Prefeito de Três Coroas

"A Agenda Paranhana 2020 tem como principal característica aproximar municípios e comunidade. Ela também fez com que entidades tomassem conhecimento da região, das particularidades de cada município. Além disso, possibilitou a criação de projetos conjuntos, como o desenvolvimento ambiental - através da comissão de melhorias.
Como ponto positivo destacaria a aceleração de alguns processos, como nas áreas de saúde e educação. Outro destaque é o fato de que através da Agenda 2020 o Estado passou a tomar conhecimento da situação de cada município. A união dos municípios e da Agenda 2020 fez com que o Governo do Estado passasse a perceber mais os projetos do Vale do Paranhana." Gilda Kirsch - Prefeita de Parobé

"Ao meu juízo, e como sou muito inquieto, analiso que poderíamos ter avançado mais em alguns temas e projetos. Porém, também considero que o movimento tem consolidado a integração regional, sendo talvez um dos raros fóruns de discussões com participantes de todas as cidades do Paranhana. Mas também considero que há uma clara necessidade de maior engajamento da sociedade e de alguns movimentos organizados para o alinhamento de propósitos. 

Os prefeitos têm participado a relativo contento, porém algumas secretarias e os vereadores têm mantido enorme distância à Agenda. Os clubes de serviço, salvo algumas raras exceções, também não tem participado ativamente do processo, bem como algumas entidades de classe. 
Numa sociedade cada vez mais individualista e imediatista falar sobre resultados futuros talvez pareça utopia. Tenho a convicção de que sem um planejamento sistematizado com visão de longo prazo, com o acompanhamento de metas através de indicadores, para avaliar a evolução, ou não, da nossa sociedade não teremos como melhorar nossa qualidade de vida." Roger Ritter - Presidente da CICS-VP


"A Agenda Paranhana 2020 é um movimento importante, especialmente no início, quando a comunidade se reuniu para refletir sobre as potencialidades e fragilidades da região - a partir da proposta de projetos que são importantes para a comunidade regional.
Considero que a Agenda 2020 aponta desafios que devem ser superados e objetivos que devem ser alcançados." Delmar Backes - Presidente do COREDE

"Entendemos que, historicamente, a principal deficiência da gestão pública é a falta de planejamento, de enxergar o futuro e projetar as ações para que sejam duradouras. Consideramos também muito importante o espírito de coletividade, pois a cada dia os limites geográficos têm menos valor. Devemos sempre pensar no todo. Por esta razão entendemos que a Agenda 2020 é uma iniciativa extremamente louvável, pois suas ações têm o âmbito regional, com o aspecto do planejamento como atividade principal.
O Paranhana tem sido pioneiro nas questões ambientais, onde os diversos programas, entre eles o Caminho Sustentável do Sindigrejinha, é um dos exemplos de engajamento do setor industrial nas causas sócias e de preservação do ecosistema.
Outro ponto é a diversificação econômica proposta, pois permite a sustentabilidade da região a longo prazo. Investir em empresas de reciclagem e de base tecnológica é um bom caminho.
Também não podemos deixar de citar a questão da saúde, da segurança e da educação, que são fundamentais a qualquer comunidade. Ou seja, temos muito trabalho pela frente, mas com as entidades organizadas, é possível atingir os objetivos.
A Agenda 2020 soube reunir as principais forças da região e buscar o envolvimento da população e nós, do Sindigrejinha, apoiamos este movimento e acreditamos no seu sucesso." Renato Klein - Presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha 

"Acompanho a Agenda Paranhana 2020 há pouco tempo, de meio ano para cá. Nesse período, o que eu destacaria é a criação da cooperativa de crédito - como um assunto positivo, e do Prêmio Professor Inovador - que incentiva os professores a buscar algo mais.
Destaco também a união entre os empresários da região, tanto da indústria como do comércio, que buscam olhar o bem comum - traçando metas e pensando como um todo.
O que acredito que poderia ser melhorado é a cobrança maior dos políticos, através do envolvimento maior da comunidade - buscando conscientizar o povo a cobrar mais de quem votou." Libório Werlang - Presidente CDL Igrejinha/Três Coroas

"Em minha avaliação, a Agenda 2020 reveste-se de grande importância para o desenvolvimento integrado da região do Vale do Paranhana, por tratar-se de um planejamento estratégico a longo prazo da região e de forma integrada com todos os municípios envolvidos. O planejamento do desenvolvimento dos municípios hoje, não pode mais ser efetuado somente com as necessidades locais, mas sim de uma maneira integrada com as necessidades e características da região onde estão inseridos, tendo em vista que a globalização derrubou "CANCELAS", e está impactando não só na Economia, mas também nas áreas Social, Saúde, Educação, e também nos costumes e em todos os aspectos de nossa sociedade.
Por tratar-se de um planejamento estratégico, onde foram discutidas as necessidades para o desenvolvimento do Vale do Paranhana, significa que temos um NORTE que queremos buscar. Sabemos onde estamos e sabemos onde queremos chegar com um PLANO DE VOO detalhando - O QUE queremos, COMO faremos, QUANDO faremos, ONDE faremos e QUEM será o responsável. Este Plano está escrito. É uma receita a ser seguida e aprimorada.
Nos aspectos positivos da formatação da Agenda 2020, podemos destacar a participação efetiva de LIDERANÇAS EMPRESARIAIS, ENTIDADES CIVIS, PODER PÚBLICO e SOCIEDADE, que CONSTRUÍRAM a Agenda 2020 a quatro mãos com contribuições de suas expertises e mapeando as necessidades da região e priorizando as ações mais urgentes para serem implementadas para se chegar no NORTE desejado. Construída assim, com a colaboração de toda a sociedade, a Agenda 2020 é de todos nós cidadãos e precisamos valorizar cada ação desenvolvida com o envolvimento da Agenda 2020.
Outro aspecto positivo e de grande relevância para que a Agenda 2020 seja acompanhada, lembrada e valorizada, é o engajamento da CICS-VP, que incentiva, divulga, aprimora, faz correções de rota e tutoria da Agenda, com elogiável COMPETÊNCIA e EFICÁCIA, fazendo assim com que a Agenda seja lembrada. Outro aspecto positivo da Agenda 2020, que se refere aos seus objetivos, é o desenvolvimento regional, com ações visando o crescimento de todos os municípios da região do Vale do Paranhana, seja na divulgação institucional, atração de investimentos, promoção de negócios, elaboração de projetos e ações voltadas à busca do Desenvolvimento." Paulo Beck - Presidente do Sindilojas VP

"Parabenizo a Agenda Paranhana 2020, pelo incansável trabalho em prol de nossa região, nestes cinco anos de relevantes serviços prestados.
Já dizia Fernando Pessoa, "Somos do tamanho de nossos sonhos", e a Agenda ousa e provoca, tanto o setor público, como o privado, a ter sonhos, isto é, objetivos, nos quais, o Vale do Paranhana seja um referencial em desenvolvimento no Estado. Isto necessariamente passa pela revisão dos processos gerenciais, lastreados na busca da qualidade e da produtividade, tão corajosamente defendidos.
Ademais, a Agenda 2020, por ser um órgão apolítico, focada em nossa região, revela-se como um importante ator na elaboração e coordenação das metas, para que este crescimento almejado seja realmente concretizado." Fabiano Tacachi Matte - vereador de Taquara e voluntário da Agenda 2020

"A agenda 2020, coordenada pela CICS-VP, traçou metas claras de desenvolvimento, na ocasião de sua criação, o que vem contribuindo para o planejamento e execução de políticas públicas nos municípios do Vale do Paranhana. Depois de cinco anos de movimento, a agenda tornou-se uma importante ferramenta de mobilização da sociedade, unindo empresários, cidadãos e autoridades em torno do mesmo objetivo: transformar o Vale do Paranhana em um lugar de primeiro mundo." Dalciso Eberhardt de Oliveira - Presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha

"A Agenda Paranhana 2020 é um movimento de grande complexidade. Propõe visão e planejamento de longo prazo, propõe integração entre o setor público e privado, propõe integração entre cidades. E tudo isso são aspectos que não fazem parte da nossa cultura política e social e mexe com interesses que muitas vezes não se compatibilizam. Não dá para ignorar que algumas lideranças poderiam aderir com mais efetividade, priorizando os projetos que na Agenda estão listados. Contudo, o fato da Agenda manter-se viva, realizando fóruns, apoiando projetos e apontando caminhos, tornam a Agenda um excelente instrumento de integração e reflexão sobre o presente e o futuro da região.
Em termos de projetos, o Portal da Transparência e o Prêmio Professor Inovador são projetos concretos que trazem enormes benefícios à região. O Prêmio Professor Inovador é um demonstração de integração das prefeituras e pode servir de exemplo para outros projetos integrados. Parabéns a todos que compreenderam o espírito da Agenda e de alguma forma tem procurado participar." Marcos Kayser - Diretor Técnico da Agenda Paranhana 2020